Viagem & Gastronomia

Retratando a Cidade Maravilhosa em fotografias, Gero Pestalozzi inaugura a exposição Rio+ no Golden Tulip Rio Copacabana: “Eu gosto da poesia do cotidiano”

Ator e fotógrafo, ele foi convidado por Gilson Val, da Jeffrey Special Brand, para mostrar a versatilidade de seu trabalho ao diversificado público que o Rio recebe durante os Jogos Olímpicos. As obras ficarão expostas até 21 de agosto na recepção do Rooftop Jeffrey

Publicado em 10 de agosto de 2016 | Por Leonardo Rocha

Um olhar cuidadoso e nada obvio sobre a Cidade Maravilhosa. Assim se resume a nova exposição do fotógrafo, ator e ex-atleta Gero Pestalozzi. O trabalho intitulado Rio+ é uma espécie de coletânea dos últimos registros feitos pelo artista paulistano durante suas inúmeras aventuras pela urbe carioca. Aventuras essas que, ao longo dos últimos seis anos, se tornaram fonte de inspiração para seus cliques e, a partir de hoje até dia 21, estarão decorando o rooftop Jeffrey, no hotel Golden Tulip Rio Copacabana, com entrada gratuita. Em entrevista exclusiva ao site HT, Pestalozzi nos contou como foi o processo de criação de sua expô.

Leia também: Golden Tulip Rio Copacabana e a cervejaria Jeffrey se unem para criar o rooftop mais cool e disputado das Olimpíadas do Rio 2016.

Gero Pestalozzi (Foto: Divulgação)

Gero Pestalozzi (Foto: Divulgação)

“Eu sempre adorei o Rio de Janeiro. Sou um verdadeiro apaixonado por essa cidade que mistura praias, montanhas, prédios e toda a diversidade. Isso que faz dela tão especial. Como fui criado em um sítio, em São Paulo, sempre fui muito ligado à natureza, e isso a cidade oferece de sobra. Ao conhecer alguns amigos que me convidaram para fazer trilhas pelo Pão de Açúcar e o Corcovado, por exemplo, passei a levar a minha câmera para esses passeios, e de um registro aqui e outo ali fui percebendo que o material era legal e que as pessoas gostavam. Onde eu posso ir eu levo minha câmera. E com a chegada das Olimpíadas, eu senti que foi o momento ideal para compartilhar algo que é tão prazeroso”, revelou ele, que ainda comentou suas inspirações. “São diferentes e que se completaram. Eu gosto da natureza e de fotografia. Foi o encontro perfeito”, comemorou.

Exposição Rio + (Foto: Divulgação)

Exposição Rio + (Foto: Divulgação)

No entanto, ao falar de Olimpíadas, natureza, praias, montanhas e afins, Gero tentou fugir ao máximo das paisagens óbvias que a cidade exporta para o mundo, tentando dar luz aos esportes populares como a tradicionalmente carioca “altinha” nas orlas, o futebol de campinhos espalhados pela urbe, além das belas moças que transitam por vielas do Rio. Criando os seus próprios cartões postais. “As Olimpíadas têm essa diversidade incrível, que você reúne os melhores atletas de todas as modalidades, que se reflete muito nessa cidade. E tem um pouco disso na exposição. Eu capturei as imagens do cotidiano do nosso esporte das ruas, dos surfistas, da canoagem na Lagoa Rodrigo de Freitas e um Rio que a gente sempre vê, mas nunca se cansa de participar. O que me encanta na minha profissão é que eu gosto da poesia do cotidiano”, avaliou o artista.

 

Fotografias retratam o cotidiano carioca (Foto: Divulgação)

Fotografias retratam o cotidiano carioca (Foto: Divulgação)

Para quem não se lembra, Gero estreou na TV em “Sandy & Junior”, no ano de 1999, como o professor Marcão, passando por novelas que marcaram época como “Kubanacan”, “Pé na Jaca”, “Insensato Coração”, e uma participação no “Sítio do Picapau Amarelo”, a qual se orgulha em contar. “Eu optei por ser ator para tentar entender o indivíduo. Eu amo conhecer pessoas, conversar e me envolver em suas histórias. Eu comecei trabalhando com o público infantil e acho incrível. A minha participação no Sítio foi linda. Monteiro Lobato fez parte da minha infância e entrar nesse mundo lúdico foi simplesmente indescritível”, ressaltou ele que hoje segue na telinha como o advogado Jaime de “Cúmplices de um Resgate”, no SBT. “É muito legal contracenar com as crianças e com os jovens. No mundo dos adultos existe muita inveja e falsidade. As crianças são puras e inocente, além de muito sinceras, né?”, ressaltou o ator, que já foi casado com Vanessa da Mata e tem três filhos adotivos com a cantora: Filipe, Micael e Bianca.

Gero Pestalazzi (Foto: Divulgação)

Gero Pestalazzi (Foto: Divulgação)

Por estar há 17 anos nas telinha, ele garantiu que não vê nenhum problema em envelhecer na era da imagem. E como falamos anteriormente, além de tantos talentos, Gero ainda foi atleta da Seleção Masculina de Handebol de Areia na juventude, o que o ajudou a manter o corpo em dia. “Então, eu não me incomodo com isso de maneira nenhuma. Porque se eu estou envelhecendo eu estou ganhado muita experiência. E como não sou sedentário ando quilômetros de bicicleta, tanto aqui no Rio, onde morei por 10 anos, quanto em São Paulo. E também acredito que minha bagagem de atleta me trouxe muito bem até aqui. Na verdade, eu nunca tive essa vaidade extremada. Eu gosto de ser quem eu sou. A beleza pra mim vem do conjunto inteiro. Eu gosto do olho, do sorriso e da alma das pessoa”, entregou o artista de 43 anos.

Sonho de Ícaro (Foto: Divulgação)

Sonho de Ícaro (Foto: Divulgação)

Agora, voltando a falar de fotografia, foi na Patagônia que Pestalozzi descobriu sua verdadeira aptidão para transformar um hobby em trabalho. Segundo o ator, tudo começou com um antigo sonho de produzir um documentário, que até hoje está guardado em sua gaveta. “Foi durante uma viagem entre 2009 e 2010 que eu senti que era hora de transformar os meus registro em algo maior. Eu fui para a Patagônia com a intensão de criar um documentário em vídeo, mas meu equipamento ainda era muito amador. Eu tinha a mania de fazer vídeos em VHS e ficar editando em casa, mas como era difícil de enviar essas gravações para o Brasil, eu acabava mandando só as fotos, que as pessoas por aqui começaram a curtir muito. Então, me deu esse start de acreditar nisso, me especializei, e hoje criei um olhar meu que chega também nessa exposição”, relembrou o ator, que ainda segue cheio de planos.

Rebolada (Foto: Divulgação)

Rebolada (Foto: Divulgação)

Além de investir na exposição, que fica em cartaz até 21 de agosto no Golden Tulip Rio Copacabana, e seguir na novela infantil do SBT, ele ainda pretende compartilhar seu conhecimento em locais de difícil acesso. “Eu tenho muita vontade de passar meu conhecimento que sei que pode ser útil para algumas pessoas. Estou com projetos para começar a dar palestras em colégios estaduais, além de cursos para pessoas que, possivelmente, nunca teriam a oportunidade de aprender algo do tipo. Não que eu seja o mestre da fotografia, mas o que eu sei eu gostaria de passar adiante”, revelou ele, que ainda estuda levar a mostra Rio+ para a Europa. “Eu recebi um convite, que eu ainda nem sei bem como vai funcionar de levar o meu trabalho para a Alemanha. Mas ainda estamos estudando. Quem sabe não faço um escambo desse trabalho por boas ações?”, completou.

Programação do Gonden Tulip Rio Copacabana para o período das Olimpíadas Rio 2016

Todos os olhos, corações e vibrações estão direcionados para um foco nas próximas semanas: as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Gente do mundo inteiro – são mais de 200 delegações de 200 países, sem contar os turistas que estão chegando para conferir tudo nas arquibancadas – vai aproveitar o intervalo entre uma competição e outra para conhecer a fundo a cidade e desbravar os pontos turísticos. Um dos mais concorridos, aliás, promete ser o rooftop do Golden Tulip Rio Copacabana, que, em parceria com a Jeffrey Special Brand, apresenta ao público um espaço cultural cosmopolita que vai surpreender os visitantes, amigos, celebs, formadores de opinião e quem mais quiser, diariamente. Serão 17 dias de agito com uma das vistas mais incríveis do mundo: a praia de Copacabana e o horizonte da cidade até onde o olhar alcançar.

Programação:
10/08 –Gus e Vic, e Dj Fábio Santana
11/08 – Dj Larissa Conforto e Water and Man
12/08 – DJ Camões e Cabelera
13/08 – Jesuton e Festa Novo Romance
14/08 – DJ Camões e Os Camelos
15/08 – DJ Facchinetti
16/08 – DJ Facchinetti
17/08 – Brunno Monteiro e DJ Camões
18/08 – Vulgue Tostoi e Dj Larissa Conforto
19/08 – Silvia Machete e Vulgue Tostoi DJ Set
20/08 – Festa Manie Dansante
21/08 – Lila e Marcelo Vig

GOLDEN TULIP RIO COPACABANA

Av. Atlântica, 3716, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

Contato: +55 (21) 3545-5400

Reservas: +55 (21) 3545-5445 | regente@goldentulip.com.br

www.goldentulipriocopacabana.com/

 

Pesquisas relacionadas