Viagem & Gastronomia

Reinvenção: criado por Marianna Ferolla, o foodtruck Tapí vende tapiocas aos cariocas e combina a goma com ingredientes refinados

Segundo Marianna, a goma, que é a base do alimento, combina com tudo. Por isso, a jovem de 26 anos ousou usar recheios contemporâneos. "A gente achou que podia explorar um pouco mais ingredientes da boa gastronomia como queijo brie, amêndoas laminadas, salmão defumado, por exemplo"

Publicado em 29 de agosto de 2016 | Por Julia Pimentel

O site HT avisa: a matéria a seguir pode dar água na boca e estimular sua fome, caro leitor. Brincadeiras à parte, fomos conhecer a história por trás do foodtruck Tapí, que levou diferentes combinações de tapiocas para a volta do Mercado Mundo Mix. Ah, e com recheios refinados. Nada de queijo com presunto, que os tradicionais nos perdoem. No comando do negócio, Marianna Ferolla, 26 anos, contou que a ideia de montar o truck surgiu a partir de uma viagem para a Bahia, em que teve o insight de explorar na urbe maravilhosa o que era normal por lá, a goma de tapioca. “A ideia veio de uma necessidade de transformar uma cultura nordestina, que estava chegando no Rio, em algo que tivesse um pouco mais a ver com a pegada carioca. Para isso, nós resolvemos usar ingredientes que fossem diferentes e mais refinados. E eu acho que deu certo, pois estamos há dois anos no mercado”, contou.

Foodtruck e equipe Tapí (Foto: Reprodução)

Foodtruck e equipe Tapí (Foto: Reprodução)

Então, vamos aos sabores. Como Marianna adiantou, todas as tapís, como são chamadas as tapiocas do truck da carioca, possuem algum toque de requinte e sofisticação. “A gente achou que podia explorar um pouco mais ingredientes da boa gastronomia, como queijo brie, amêndoas laminadas, salmão defumado, por exemplo. Nós fomos combinando elementos que já eram clássicos com um toque diferenciado. Então, na tapioca de carne seca, ao invés de colocarmos catupiri, optamos por creme de baroa e pimenta biquinho. Já a de queijo coalho, por exemplo, é com melaço e hortelã”, citou a empresária que também tem um sabor que é com queijo brie, amêndoas e mel trufado.

Marianna Ferolla é a idealizadora e responsável pelo truck de tapiocas (Foto: Reprodução)

Marianna Ferolla é a idealizadora e responsável pelo truck de tapiocas (Foto: Reprodução)

E, segundo Marianna, a ideia era exatamente essa: combinar a goma, que é uma matéria-prima super básica que harmoniza com diferentes sabores, e ingredientes que transformassem o alimento simples em moderno. “A ideia é trazer o tradicional e combinar com um pouco de criatividade e requinte para ter um resultado diferente. A tapioca é muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Mas, como no Sul e Sudeste as tendências chegam um pouco mais contemporâneas, eu achei que tinha a possibilidade de trazer ingredientes diferenciados para combinar com a simplicidade para matéria-prima base”, explicou. Sensacional, ?

As tapís combinam a goma, matéria prima super básica, simples e antiga, com ingredientes diferenciados e refinados (Foto: Reprodução)

As tapís combinam a goma, matéria prima super básica, simples e antiga, com ingredientes diferenciados e refinados (Foto: Reprodução)

Apesar do sucesso da marca e do reconhecimento da excelente ideia empreendedora que teve, Marianna Ferolla confessou que começou devagar e cheia de erros e aprendizados. “Eu fazia administração e desde pequena tive várias iniciativas de montar meu próprio negócio. A minha ideia inicial foi fazer o primeiro evento para testar o projeto e colocar tapiocas diferentes na boca do carioca. Eu fiz o primeiro evento, com um truck alugado e sem saber onde aquilo ia dar. Esse começo é um período em que você rala bastante. Até estabelecer a marca e definir o conceito empresarial, a gente batalhou muito. Mas é uma experiência muito rica que, com o tempo, vira um grande aprendizado. Não tem jeito, tem que pôr a mão na massa e ir testando. É uma sequência de erros e acertos até conseguir criar um conceito bem amarradinho”, relembrou a empreendedora Marinna Ferolla que há dois anos é dona do foodtruck Tapí.

Pesquisas relacionadas