Viagem & Gastronomia

Jamaica in Rio: Marcello Antony inaugura hamburgueria Yámã na Barra e combina tradições e paladares da ilha na cidade maravilhosa: “Estamos no caminho certo”

Depois de meses de procura e regularização, o ator inaugurou o negócio no começo de setembro. Mas, até abrir as portas, Antony contou que passou por um longo, complicado e desmotivante processo burocrático que quase fez com que desistisse do empreendimento. "Se hoje nós conseguimos tirar essa ideia do papel, é porque levantamos e tocamos o negócio na marra e com muita dedicação"

Publicado em 19 de setembro de 2016 | Por Julia Pimentel

Agora a Jamaica tem um ponto certo na Barra da Tijuca. Com traços da cultura da ilha, Marcello Antony inaugurou ontem a hamburgueria Yámã. Em parceria com a mulher, Carolina Antony, o ator trouxe um pouco das tradições e paladares da Jamaica para o restaurante que deve se destacar pelo produto, embora Marcello reconheça a importância de seu nome à frente do negócio. “Quando decidimos abrir um restaurante aqui no Rio, a intenção era que o que oferecêssemos fosse realmente muito bom. Eu acho que não adianta eu colocar o meu nome à frente de um negócio e vender algo que não seja tão gostoso. E na inauguração oficial, no começo do mês, rodeada por amigos, vimos que estamos no caminho certo”, comemorou Marcello Antony sobre empreendimento que já está funcionando há cerca de um mês.

David Brazil e Marcelo Novaes na inauguração do Yámã (Foto: Roberto Filho)

David Brazil e Marcelo Novaes na inauguração do Yámã (Foto: Roberto Filho)

Mas até o dia da grande inauguração, o casal enfrentou algumas dúvidas sobre o novo negócio. Simpatizante da culinária e casado com uma amante e entendedora do universo das panelas, Marcello Antony disse que antes da decisão pela hamburgueria, ele e a companheira Carolina pensaram em pizzaria e até um restaurante de frango assado. “A família da Carolina sempre gostou muito de cozinhar. Ela faz a comida para os nossos filhos e essa cultura gastronômica é muito forte lá em casa. Depois que batemos o martelo pela hamburgueria, fizemos alguns testes para a família e amigos experimentarem. E foi um sucesso”, explicou.

Marcello Antony e a mulher, Carolina (Foto: Roberto Filho)

Marcello Antony e a mulher Carolina (Foto: Roberto Filho)

A dúvida poderia até existir em relação à especialidade do novo negócio da família, mas a Jamaica já era uma decisão unânime. Frequentador da terra de Bob Marley e Usain Bolt, Marcello Antony não pode nem ser mais chamado de turista quando vai ao local. “Nos dois últimos anos, a gente passou as férias lá. E como nós gostamos muito dessa positive vibration que a ilha possui, achamos que seria divertido e lúdico trazer isso para a haburgueria. Embora as receitas não sejam jamaicanas essencialmente, o clima da ilha está todo presente no local. A música, a vibe alegre e esse ambiente caribenho são alguns dos pontos que nós trouxemos em referência à Jamaica”, contou.

Apesar de a cultura local estar bastante explorada na visão, audição e tato, os outros dois sentidos não ficam de fora. Entre as três opções do cardápio da hamburgueria Yámã, todas possuem alguma ligação com a Jamaica.“No Yámã Burger, nós misturamos alguns sabores característicos da Jamaica na receita. E, para completar, ainda há o molho jerk, que é muito característico e usado nas refeições de lá”, disse sobre a iguaria que “reúne os temperos caribenhos”. Já as outras duas opções trazem a referência à ilha no nome. Inspirados na música, o hambúrguer incrementado com geléia de bacon foi batizado de “Pimper’s Paradise”, em alusão ao reggae de 1980 de Bob Marley. Na mesma linha, na receita a base de shitake, o “Hello Carol” é uma dupla homenagem: ao som do grupo “The Gladiators” e à mulher e sócia de Marcello, Carolina Anthony.

O ator contou que sabe fazer todas as partes do processo da hamburgueria (Foto: Roberto Filho)

O ator contou que sabe fazer todas as partes do processo da hamburgueria (Foto: Roberto Filho)

Bom, já conhecemos a ideia, a ligação do casal com a ilha e as delícias que são servidas. Mas e o nome? “Lá na Jamaica, tudo o que a gente pede eles respondem com um ‘yes, man’ (sim, senhor). So que em função do sotaque deles e da forma com que eles falam, nós sempre entendíamos algo parecido com ‘yámã’. E foi, buscando explorar essa fonética, que nós resolvemos batizar a hamburgueria de ‘Yámã’”, explicou. Sensacional, ?

No entanto, nem tudo foi muito fácil. Apesar da boa ideia e da vontade de empreender, Marcello Anthony contou que quase desistiu do novo negócio por causa do processo burocrático que enfrentou até inaugurar a Yámã. “Nós passamos por um processo com muita burocracia que faz com que muitas pessoas desistam. Ainda mais aquelas que querem fazer tudo certinho como nós. Eu confesso que quase desisti no meio do caminho. Se hoje nós conseguimos tirar essa ideia do papel, é porque levantamos e tocamos o negócio na marra e com muita dedicação”, compartilhou o ator que ainda ficou dois meses procurando um ponto para que pudesse por a ideia em prática. “Nós procuramos em shopping e na rua em várias regiões. Depois de um tempo procurando um ponto que fosse de fato ideal, eu acho que os astros conspiraram a nosso favor e nos apresentaram esse espaço na Olegário Maciel, que funciona como um pólo gastronômico na Barra da Tijuca”, relembrou.

Marcello Anthony (Foto: Reprodução)

Marcello Anthony (Foto: Reprodução)

A animação e a dedicação de Marcello Antony ao novo momento da vida estão evidentes, certo? Mas engana-se quem pensa que agora o ator só ficará em função da Yámã. Além de ir duas vezes por semana ao mercado garantir os ingredientes da hamburgueria, Marcello segue na sua carreira artística. Longe das tevês desde 2013, este é o momento das telonas na vida de Marcello Antony. Em novembro, o ator estreia “Pequeno Segredo”, longa inspirado no livro homônimo que fala de Kat, filha adotiva soropositiva da família Schurmann, que é o indicado brasileiro à vaga de filme estrangeiro do Oscar 2017, desbancando “Aquarius”. “A obra inicial foi escrita pela mãe da família, Heloisa Schurmann, e levada para o cinema pelo filho David, que também é o diretor do longa. “Em breve o Brasil vai sentir a força desta obra incrível. É um filme grandioso”, contou Antony que ficou dois meses filmando, dormindo e convivendo com a família Shurmann no veleiro em que Kat passou seus últimos momentos.

No teatro, Marcello Antony está em fase de captação para a peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues. Inicialmente, o espetáculo iria estrear ainda em 2016. Porém, em função de alguns contratempos, a data foi adiada para o começo do ano que vem. “Ficou ainda mais difícil fazer teatro no Brasil. Colocaram a Lei Rouanet em um saco e ninguém sabe e nem entende mais sobre ela. Isso criou uma confusão muito grande, e agora parece que os artistas viraram criminosos”, opinou o ator e empresário Marcello Antony.

Pesquisas relacionadas

  • antonio roberto

    Um ator desse talendo não pode estar de fora das novelas brasileiras