Viagem & Gastronomia

Comer & Beber: 20º edição da premiação da revista Veja Rio elege os melhores estabelecimentos da cidade em 34 subcategorias depois de oito meses de pesquisa e avaliação

Este ano, a revista antecipou a premiação que, geralmente, ocorre em outubro. "Nós fizemos isso por causa das Olimpíadas porque acreditamos que esse seja o momento de contribuir com esse ambiente que existe na cidade de efervescência em que as pessoas procuram por informações", explicou Daniel Hessel, diretor de redação da Veja Rio

Publicado em 22 de julho de 2016 | Por Julia Pimentel

Petiscos, hambúrgueres, alta gastronomia, drinques, carta de vinhos e chef revelação. Essas são algumas subcategorias do Prêmio Comer & Beber da Veja Rio que listou os melhores estabelecimentos da cidade ontem à noite no Copacabana Palace. Nesta edição, a premiação, que há 20 anos elege os melhores do Rio, teve 34 subcategorias divididas em três chaves principais: Comidinha, Bares e Restaurantes. Para 2016, a jornada que escolheu os vencedores demorou oito meses e visitou cerca de 600 estabelecimentos. Em entrevista ao HT durante a cerimônia, Daniel Hessel, diretor de redação da Veja Rio, contou que essa edição ainda teve uma novidade. “Esse ano, a premiação está diferente. Nós a trouxemos para julho, quando, na verdade, ela ocorre, em outubro. Nós fizemos isso por causa das Olimpíadas porque acreditamos que esse seja o momento de contribuir com esse ambiente que existe na cidade de efervescência em que as pessoas procuram por informações. É mais um serviço que a Veja Rio presta aos moradores e visitantes do Rio de Janeiro”, explicou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar da gastronomia ser um dos pontos que, muitas vezes, é cortado da lista de gastos em tempos de crise, Daniel Hessel disse que os estabelecimentos continuam se mantendo e, inclusive, crescendo. Para isso, o diretor da revista destacou que é necessário se adequar. E, até mesmo a própria premiação fez isso. Na categoria Restaurantes, um dos prêmios é para o estabelecimento “Bom e Barato”. “A gente sente algumas tendências. Hoje, por exemplo, diversos restaurantes estão propondo os chamados pratos executivos e combinados. Ao mesmo tempo, você vê na alta gastronomia os restaurantes apostando em experiências mais aprofundadas com cardápios completos com preços únicos, que, muitas vezes, também incluem a degustação de vinhos. É obvio que não tem como não mudar nada por causa da crise. Ainda mais na gastronomia, que é uma opção de as pessoas saírem ou não. Mas, na minha opinião, tem um ponto ainda mais importante: eu acho que o que é bom, acaba sempre prevalecendo, mesmo em momentos de crise”, argumentou.

Ganhadores das 34 subcategorias de 2016 (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

Ganhadores das 34 subcategorias de 2016 (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

Apresentações e explicações feitas, vamos aos premiados. Dentre as nove subcategorias de “Comidinhas”, uma delas é “Hambúrguer”. E, segundo a Veja Rio, a melhor hamburgueria da cidade é a Reserva T.T. Burguer. Com uma receita ma-ra-vi-lho-sa assinada por Thomas Troigros que dispensa mais comentários, o estabelecimento de André Meisler recebeu o reconhecimento na noite passada. E, como nos contou, para o empresário, o T.T. vende mais que um hambúrguer. “O que a gente vende é uma experiência. Então, além de uma qualidade no hambúrguer, acima de tudo, a gente também vende aquele clima que faz com que as pessoas se sintam em casa. Isso é o que mais conta no final. Esse é o nosso segredo, com certeza absoluta. Só que não é copiável. E esse prêmio é um grande reconhecimento do resultado de todo o amor que a gente coloca no nosso produto e de todo mundo que trabalha com a gente e sua muito desde cedo”, exclamou André Meisler.

Reserva T.T. Burger ganhou a subcategoria "Hambúrguer" (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

Reserva T.T. Burger ganhou a subcategoria “Hambúrguer” (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

E por falar na família Troigros, Thomas foi duplamente premiado ontem à noite. Além do reconhecimento da sua receita na Reserva T.T. Burguer, o Olympe, restaurante da família que tem a cozinha comandada por Thomas, ganhou a subcategoria “Alta Gastronomia”, da chave Restaurantes. Orgulhoso e com aquele francês super carioca, Claude Troigros atribuiu o prêmio à combinação de tradição e jovialidade do restaurante. “É sempre muito gratificante saber que, mesmo depois de 35 anos de Olympe, nós continuamos como um dos melhores restaurantes de alta gastronomia da cidade. Hoje em dia, esse feito é graças ao Thomas que pegou a sucessão da casa de uma maneira muito mais jovem e moderna. Isso que faz o poder do Olympe”, declarou Claude.

Olympe foi o eleito o melhor restaurante de "Alta Gastronomia" (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

Olympe foi o eleito o melhor restaurante de “Alta Gastronomia” (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

Já na categoria Bares, os prêmios reconheceram desde as receitas e a qualidade do chope ao visual e trilha sonora do estabelecimento. Na subcategoria “Petiscos”, a vitória foi do Bar da Gema, com a receita de uma polentinha com rabada. Em êxtase, Luiza Souza, responsável pelo bar campeão, contou ao HT que a receita está no cardápio do estabelecimento desde a inauguração em 2009. “O prato campeão é muito simples. É uma polentinha com rabada, que é um angu durinho cortado em cubos. É como se fosse um canapé”, explicou. E, com poucas palavras, atribuiu à inovação o segredo pela conquista. “A gente sempre pode mudar e se superar. A gente vem se modificando para isso: inovar sempre”, completou Luiza Souza.

O melhor petisco foi a "polentinha" do Bar da Gema (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

O melhor petisco foi a “polentinha com rabada” do Bar da Gema (Foto: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação)

Confira a lista completa com os vencedores de todas as subcategorias do Prêmio Comer & Beber 2016, da Veja Rio:

COMIDINHAS

Cachorro Quente: Da Roberta
Cafeteria: Sofá Café
Café da Manhã: Candaraí
Doceria: Kurt
Food Truck: Frites
Hamburgueria: Reserva T.T. Burger
Pão: S.P.A. Pane
Sorvete: Vero Gelato e Café
Suco: Bibi Sucos

Este slideshow necessita de JavaScript.

BARES

Boteco: Bar do Momo
Carta de Cervejas: Hopfen Artesanal
Chope: Botto Bar
Bar Para Ouvir Música: Caverna
Bar Para Paquerar: Braseiro da Gávea
Petisco: Polentinha com Rabada (Da Gema)
Bar de Vinhos: Winehouse
Visual do Rio: Bar Urca
Drinques: Subastor
Saideira: Galeto Sat’s
Bartender: Tai Barbin, do Bar D’Hôtel

Este slideshow necessita de JavaScript.

RESTAURANTES

Alta Gastronomia: Olympe
Carne: Giuseppe Grill
Contemporâneo: Oro
Francês: Formidable Bistrot
Italiano: Fasano Al Mare
Japonês: Naga
Vegetariano: Naturalie Bistrô
Pizzaria: Capricciosa
Regional: Aconchego Carioca
Bom e Barato: Amir
Carta de Vinhos: Mr. Lam
Somelier: Cecília Aldaz, Oro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,