Cinema & TV

Saiba quem é Dani Gleiser, a mulher que está por trás de programas como ‘Amor & Sexo’, ‘Esquenta’ e ‘Tamanho Família’: “São atrações feitas para o publico daqui”

Diretora de programas líderes de audiência na Rede Globo é casada com o músico Matheus VK e contou de onde surgem suas inspirações para o trabalho: "Tudo que a gente assiste acaba entrando dentro de um grande liquidificador e virando novas ideias. E não acho que hoje a gente esteja tentando repetir fórmulas lá de fora. O 'Esquenta!' e 'Amor & Sexo' são provas disso"

Publicado em 2 de setembro de 2016 | Por Leonardo Rocha

Com toda certeza você já ouviu falar ou até mesmo já assistiu aos programas “Esquenta!” e “Amor & Sexo”, certo? Pois bem. Além do sucesso absoluto na grade de programação da Rede Globo e a qualidade inegável das produções, elas também têm mais uma coisinha em comum: a direção. Há 14 anos na emissora carioca, a jornalista Dani Gleiser é a mulher responsável por criar e colocar ordem na casa. Atualmente pilotando o “Tamanho Família”, ao lado do apresentador Márcio Garcia, a carioca explicou o sucesso da atração dominical. “É um programa para e sobre a família. A gente acredita que o domingo é aquele dia que todos estão em casa almoçando e assistindo à TV. Tanto que a dinâmica do programa fala diretamente para essa família brasileira. Acredito que o sucesso vem através da leveza que a gente trata cada assunto”, avaliou ela.

(Foto: Jorge Bispo)

(Foto: Jorge Bispo)

Bem cotada dentro da Globo, a diretora é nome forte quando se trata de programas que seguem a linha de shows, que, segundo ela, é de fato uma preferência. Apesar de colecionar atrações líderes de audiência em seu currículo, o sucesso foi surgindo gradualmente, através de muito trabalho. “Eu gosto muito do que eu faço e acho que não me vejo realizada em outro lugar. É muita correria e as pessoas nem imaginam. O Projac é longe, daí chego em casa tenho que separar a comida para o dia seguinte, faço supermercado e uma vida mega real. Não tem glamour”, adiantou. “Eu comecei na casa como logger – pessoa que assiste a todo o material de um programa para detalhar o que acontece. Daí, consegui um espaço em um programa da Xuxa, depois veio o ‘Vídeo Show’, ‘Por Toda a Minha Vida’ e fiz duas novelas também, porque acho importante a gente transitar por diversas áreas, mas programas de auditório são a minha verdadeira paixão”, afirmou ela, comentando de onde surgem suas inspirações.

“Tudo que a gente assiste acaba entrando dentro de um grande liquidificador e virando novas ideias. E não acho que hoje a gente esteja tentando repetir fórmulas lá de fora. O ‘Esquenta!’ e ‘Amor & Sexo’ são provas disso. São atrações criadas aqui e para o público daqui, mas claro que não há como negar que os programas norte-americanos influenciam diretamente a nossa forma de fazer televisão”, avaliou.

Dani Gleiser e Márcio Garcia (Foto: AgNews)

Dani Gleiser e Márcio Garcia (Foto: AgNews)

Seguindo na linha de shows, Dani contou que teve sua primeira grande oportunidade com a chegada do “Amor & Sexo”. Nas primeiras temporadas do programa, que já contabiliza nove, ela atuava apenas como assistente de direção, mas o talento falou mais alto e a moça logo conquistou a confiança dos patrões e assumiu o posto de diretora da atração. “Quando eu comecei minha carreira eu não tinha a menor ideia de que isso tudo fosse acontecer. O ‘Amor & Sexo’ volta agora. O público não deixa ele acabar, sabe? Acho que o sucesso se deve porque o programa traz temas que a gente precisa falar. É uma sociedade que ainda tem muito o que evoluir nesses assuntos”, ponderou ela, que ainda destacou o cunho educativo e social que a atração traz. “Tenho amigos gays, por exemplo, que falam que puderam assistir ao programa ao lado de suas famílias e trouxe uma liberdade e leveza para dentro de casa”, avaliou ela, que ainda mantêm em segredo qualquer novidade para o próxima temporada. “Ainda não temos novidades, mas estamos nos reunindo com frequência”, disse.

Regina Casé e a diretora (Foto: Arquivo Pessoal)

Regina Casé e a diretora (Foto: Arquivo Pessoal)

Segredos à parte, de fato, há um movimento de mulheres no comando das atrações televisivas. Além de Dani, Amora Mautner, Maria de Médicis, Denise Saraceni, entre outras, também são exemplos de trabalho bem-feito. No entanto, mesmo acreditando no feminismo, Gleiser não credita ao movimento suas conquistas. “As mulheres estão mais presentes do que nunca na direção, mas também por uma questão de proporção, eu acho. Hoje existe muito mais mulher no mundo do que homem. E nós temos tanta qualidade quanto eles nesse comando, tanto que não há essa divisão. Chega lá quem é capaz e tem competência”, destacou ela, reforçando que, apesar disso, ainda há uma distância entre os gêneros. “Eu acredito que as mulheres ainda têm muito o que vencer. Seja na questão de liberdade, espaço, salários e outras mil questões. O feminismo ainda tem muito o que ser discutido, mas eu , no meu trabalho, consegui tudo pelo meu mérito e esforço. Não levanto uma bandeira. Sou mulher e ponto. Independente de gênero eu tenho que entregar o meu trabalho bem-feito”, constatou.

Matheus VK e Dani Gleiser no dia do casamento (Foto: Divulgação)

Matheus VK e Dani Gleiser no dia do casamento (Foto: Divulgação)

Mas muito se engana quem pensa que ela é durona. Dani é tranquila, simpática e sonhadora. Tanto que recentemente se casou com o músico Matheus VK debaixo de uma lona de circo, em uma cerimônia ditada por tradições judaicas num cair de tarde de abril, no Alto da Boa Vista. “Eu casei numa lona de circo com o Matheus, e foi a gente que produziu tudo. Pensamos em fazer algo que tivesse a nossa cara. Novamente entrando na linha de shows”, disse, aos risos. “A lona de circo dá um clima lúdico. Foi engraçado porque, nos discursos, meu tio comentou que somos pessoas do palco. O picadeiro tem a ver com esta ideia. O Matheus brincou que ia pedalar um monociclo até o altar. Ele cantou na festa. Foi um momento incrível”, recordou ela.

A direto ganhou declaração de amor do maridão no palco do "Amor & Sexo" (Foto: Divulgação)

A direto ganhou declaração de amor do maridão no palco do “Amor & Sexo” (Foto: Divulgação)

E como não poderia deixar de ser, a união entre uma diretora e um músico só poderia dar em uma coisa: trabalho. Dani também dirigiu o clipe da música “La Malemolencia”, do maridão, que ainda contou com a participação de Bruno Mazzeo, Leandra Leal e Luis Lobianco. “Além do clipe, eu também dirijo o show dele no Teatro Rival, na Cinelândia, que chama ‘VK no Buraco’, mas é difícil separar as coisas. Falando do clipe, nós pensamos juntos, mas eu executei. Trabalhar com o marido é mais difícil, porque dá um nervosinho a mais. Uma expectativa diferente. Eu realmente acredito no trabalho dele. Ele é ótimo no que faz, e não digo isso só por ser meu marido”, contou ela, com brilho nos olhos, revelando novos vôos do casal. “Vamos levar o show do VK para São Paulo e seguir com esse trabalho. Na crise a gente tem que é trabalhar mesmo”, contou, aos risos. Metheus ainda se apresenta no próximo dia 5 de novembro, na casa de shows, para o lançamento do clipe “Pélvis”, produzido por Dani e conta com direção de Joana Jabace.

E falando em crise, quando questionada sobre a atual situação política no país, Dani se disse desanimada com a gama de corruptos que não param de aparecer. “Eu não sou a favor do governo interino ter assumido da forma que foi, mas tbm não sou a favor do governo Dilma. Na verdade, o que me dá mais desânimo é a quantidade infinita de pessoas que cada hora se revelam umas piores do que as outras. Parece que você esta se recuperando de um caixote e logo em seguida vem outro e te derruba”, completou. Tem como não amar?

Pesquisas relacionadas

  • Mariza Rolim

    Sou muito amiga de Matheus e agora ganhamos Dani, nossa grande paixão. Tirço muito pelo sucesso dos dois. Que Deus ilumine muito o caminho deste casal!!!!!

    Parabéns pela reportagem!!!!