Música & Badalo

Despedida: cerimônia de encerramento das Olimpíadas terá Roberta Sá, Lenine, Martinho da Vila e muito carnaval

Depois das vaias na abertura, o presidente interino Michel Temer já declarou que não vai participar da festa que ocorre na noite de domingo, no Maracanã. Para representa-lo, Temer indicou Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara dos Deputados

Publicado em 19 de agosto de 2016 | Por Julia Pimentel

Depois de duas semanas do espetáculo que abriu oficialmente os Jogos Rio 2016, está na hora de nos despedirmos dos atletas, comissões técnicas e turistas que agitaram a urbe. Neste domingo, a partir das 20h, ocorre a cerimônia de encerramentos das Olimpíadas no gramado do Maracanã. Se a abertura foi comandada por nomes de peso como Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas, Deborah Colker e Abel Gomes, o fim vai ficar por conta da carnavalesca Rosa Magalhães. A cerimônia manterá a proposta sustentável e ecológica e o objetivo de mostrar as maravilhas do Brasil. E, como nós brasileiros somos um povo curioso e ansioso, o HT tratou de adiantar tudo o que veremos na noite de domingo.

A cultura e o povo brasileiro serão apresentados através de uma homenagem à Serra da Capivara. O espaço, localizado no Piauí, é um sitio arqueológico que agrupa os mais antigos vestígios da ocupação humana na América do Sul. Por isso, nesta parte da cerimônia, haverá uma série de referências às pinturas rupestres e às rendeiras dessa região. Outro personagem da cultura brasileira que ganhará destaque na festa será o paisagista Roberto Burle Marx. Na homenagem ao brasileiro que tem seu trabalho reconhecido mundialmente, dançarinos irão montar um enorme jardim, com muitas bromélias e palmeiras.

Na trilha sonora, os idealizadores prometem não decepcionar. Depois de uma bela apresentação de Caetano Veloso, Anitta e Gilberto Gil na abertura, para fechar os jogos, entram em campo Roberta Sá, Martinho da Vila e Lenine. Enquanto Roberta Sá será a responsável por lembrar e homenagear a memorável Carmem Miranda, que teve a sua carreira marcada pelas marchinhas de carnaval, Lenine terá a missão de aplaudir os voluntários em música. A participação do cantor será uma forma de homenagear as pessoas do mundo inteiro que ajudaram e permitiram que os jogos acontecessem da melhor forma em solos cariocas. Já Martinho da Vila irá interpretar clássicos da cultura brasileira. O sambista carioca deverá entoar no Maracanã hinos como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “As Pastorinhas”, de Dalva de Oliveira. E, por falar em hino, na cerimônia de encerramento, esse momento ficará sob responsabilidade de crianças que terão a companhia do som dos tambores. Mas as atrações não se restringem às fronteiras tupiniquins.

Crianças ensaiando para a cerimônia de encerramento (Foto: Reprodução)

Crianças ensaiando para a cerimônia de encerramento (Foto: Reprodução)

Direto da Noruega, o DJ Kygo se apresenta com a cantora Julia Michaels. A dupla internacional fará uma apresentação da música “Carry Me”, de autoria do DJ. Caso não estejam ligando o nome à pessoa, Julia Michaels é o nome por trás de grandes hits do cenário pop, como “All In My Head (Flex)” do Fifth Harmony, “Good For You” e “Hands To Myself” da Selena Gomez, “Sorry” do Justin Bieber, e “Close” do Nick Jonas.

Ainda além do território nacional, os japoneses terão direito a uma parte da festa. Em cerca de oito minutos, o Japão, que terá a sua capital, Tokyo, como sede dos jogos de 2020, irá adiantar um pouco da festa oriental que eles devem fazer daqui a quatro anos. Esse momento da cerimônia de encerramento é tradicional e faz parte de um protocolo. Assim como o Japão fará sua demonstração nos jogos Rio 2016, o Brasil fez em Londres, em 2012.

Brasil sendo representado na cerimônia de encerramento de Londres, em 2012 (Foto: Reprodução)

Brasil sendo representado na cerimônia de encerramento de Londres, em 2012 (Foto: Reprodução)

De volta ao nosso país, mais precisamente ao coração do Rio de Janeiro, o carnaval voltará a agitar a festa. Depois das escolas de samba desfilarem pelo gramado do Maracanã na abertura e de animarem muitas competições durante as Olimpíadas, as baterias voltam para o encerramento. E, além da presença das escolas de samba, o bloco Cordão do Bola Preta, um dos maiores e mais tradicionais do carnaval carioca, também participará. No comando do cortejo do grupo, estará a atriz Leandra Leal, que além de amante da folia também é porta-estandarte do Bola Preta. Fevereiro já chegou, minha gente!

Leandra Leal (Foto: Reprodução)

Leandra Leal (Foto: Reprodução)

Com tantos nomes confirmados para a festa de encerramento dos jogos, uma pessoa já afirmou que não estará presente. Após as vaias durante a breve apresentação na abertura, o presidente interino da república, Michel Temer, declarou que não virá ao Maracanã na noite de domingo. Para representa-lo, Temer nomeou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Apesar da lista de personalidades confirmadas para fechar as Olimpíadas com chave de ouro, uma lista com dezenas de outros nomes ainda é especulada. Entre eles, estão os cantores Thiaguinho e Projota, interpretes da música tema oficial dos jogos, Seu Jorge, Marisa Monte, Roberto Carlos e Ivete Sangalo. Outro ícone da cultura nacional que está sendo esperado no domingo é ex-jogador de futebol Pelé. O rei, que foi convidado para acender a pura olímpica na abertura, ainda é dúvida porque se recupera em casa de uma cirurgia no quadril.

Pesquisas relacionadas

  • Fabiana

    As olimpiadas são sempre algo incrível de se ver.
    como elaborar um TCC

  • patrick

    As olimpiadas são sensacionais, quero ver em Tóquio agora com o Guku!
    como fazer ele se apaixonar por mim

  • Jose Cabral

    Tem como não amar as olimpiadas?
    sempre lindo
    estudar e aprender

  • Rumo a Tóquio agora.

  • Lourami de Paula Schulz

    Gente, cadê os nossos cantores Michel Teló, Anita, Seu Jorge, Skank, Ivete, Jorge Ben pra animar a despedida da Olimpíada, pois as músicas que estão tocando não animam nem velório, por favor respeitem os convidados, coloquem música conhecida deles, afinal, a despedida não é pra eles? Tava tão bem quando começou, depois desandou,. Chamem os nossos cantores atuais pra darem o show que o mundo merece, por favor, deixem essas músicas que estão tocando só pra nós de casa, falou? Tá desanimado porque está faltando os nossos cantores, vamos fechar com chave de ouro essa olimpíada. Taí a minha sugestão, se servir, ótimo, ficarei agradecida. Um abração.