Gente & Comportamento

“Seu namorado/marido ronca?” Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos afirma que o dentista pode resolver esse problema…

Cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, Bibancos comenta que, na maioria dos casos, quem sofre desse problema não procura um tratamento. Isso é feito pelo cônjuge ou por pessoas que convivem com ele e percebem o problema e o dentista pode ajudar as pessoas a dormirem com mais qualidade

Publicado em 13 de outubro de 2016 | Por Heloisa Tolipan

* Por Fábio Bibancos

O ronco é o barulho causado pela dificuldade da passagem do ar quando estamos dormindo.

Se os músculos da garganta relaxarem muito, eles podem fechar essa passagem. Chamamos isso de apneia obstrutiva. A pessoa fica sem respirar e isso ocorre várias vezes durante o sono.

Leia também: Onde manda a imagem, boca bonita reina: Fábio Bibancos fala sobre a relação entre as redes sociais e a beleza bucal

Leia também: A moda vintage da odontologia: As lentes de contato são facetas de cerâmica ultrafinas que solucionam algumas imperfeições de cor, forma e posição dos dentes

O ronco e a apneia são muito comuns. Em uma pesquisa feita na cidade de São Paulo, pesquisadores observaram que cerca de 32% dos adultos têm esses problemas. Para cada três homens uma mulher sofre da doença.

Leia também: Brancorexia: cuidado com essa moda. Fábio Bibancos explica as precauções para se ter dentes brancos

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos responde à pergunta: “Os dentes também têm visão Raio X como Superman?”

As consequências à saúde geral são impactantes: infarto, derrame, depressão e impotência podem ter como causa principal a apneia do sono.

Leia também: Quatro razões para praticar o seu sorriso! Fábio Bibancos fala sobre como o hábito interfere no cotidiano

Leia também: Orthós, odóntos, Olympias… Fábio Bibancos explica tudo sobre os aparelhos ortodônticos e fala sobre um grande atleta

Uma queixa muito comum de quem sofre disso é o excesso de sono durante o dia. Isso afeta a concentração, as atividades no trabalho e aumenta o risco de acidentes de trânsito.

A odontologia do sono é uma nova área que trata esses problemas.

Leia também:  Fábio Bibancos é o dentista fundador da ONG Turma do Bem, que atende mais de 65 mil crianças carentes: “Beleza não é bobagem. Ter os dentes é um direito de todos” 

Por meio de aparelhos intraorais de diversos modelos, o dentista pode tratar esses distúrbios melhorando a qualidade de vida e prevenindo os problemas de saúde citados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Portanto, seu dentista pode te ajudar a dormir com mais qualidade.

Durante o sono de qualidade, nosso corpo descansa, mas também trabalha bastante. Os hormônios que controlam a ansiedade, fome, desejo sexual e controle do açúcar são produzidos durante o sono reparador. Além disso, o sono é muito importante na consolidação da memória.

Gráfico antes do uso do aparelho

Gráfico antes do uso do aparelho

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos dá a dica certa para a pergunta: “Onde podemos encontrar um bom atendimento odontológico?”

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos aborda um tema importante, mas que ainda é tabu: “dentadura, placa, chapa, prótese… e agora José?”

Gráfico antes do uso do aparelho

Gráfico depois do uso do aparelho

“Muitas pessoas não encaram o ronco como um sinal de problema de saúde potencialmente grave, e é verdade que nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Quando o ronco é esporádico, pode ser consequência de cansaço ou consumo de bebida alcoólica. A partir do momento que o ronco se torna frequente e vira um transtorno na cama deve ser investigado”, relata o Dr. Walter Silva Junior, CROSP 34.444, dentista habilitado em odontologia do sono.

Na maioria dos casos, quem sofre desse problema não procura um tratamento. Isso é feito pelo cônjuge ou por pessoas que convivem com ele e percebem o problema.

Você sofre com o ronco do seu parceiro?

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos analisa um ensaio do sorriso para te deixar mais seguro na hora do espetáculo

Leia também: Fábio Bibancos aborda um tema polêmico em sua coluna semanal aqui no site HT: a bichectomia. Vem entender

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/

Pesquisas relacionadas