Arte & Literatura

Agenda Cultural: confira toda a programação olímpica da cidade, com shows e casas temáticas abertas ao público, e estreias no cinema e no teatro. Vem, vem!

Na telonas, tem a estreia do esperado "Esquadrão Suicida" e do filme brasileiro "Vidas Partidas". No teatro, tem somente neste fim de semana o musical sobre a vida de Cássia Eller no Leblon. E, espalhadas pela cidade, as casas dos países apresentam a cultura, gastronomia, música e tradições das nações participantes. Confira!

Publicado em 6 de agosto de 2016 | Por Julia Pimentel

Que comecem os jogos! Neste fim de semana de abertura das Olimpíadas, o HT preparou uma agenda ainda mais especial e recheada de dicas. Além das tradicionais estreias no cinema e teatro e dos shows e festas que contamos semanalmente, listamos as apresentações que vão ocorrer nas praças e as mais de 20 casas temáticas que trazem um pouco da cultura dos países para os solos cariocas. Vem descobrir tudo isso!

Cinema:

Esquadrão Suicida”: eles chegaram com tudo! Após o Superman dar as caras, a agente Amanda Waller (Viola Davis) tem a certeza de que o governo norte-americano precisa ter o seu exército de metahumanos para combater possíveis ameaças. Para isso, ela cria o Esquadrão Suicida, em que vilões encarcerados estariam à disposição do grupo e, caso completassem as missões com sucesso, teriam sua pena diminuída em dez anos. Nessa situação, os prisioneiros Pistoleiro (Will Smith), Arlequina (Margot Robbie), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), El Diablo (Jay Hernandez) e Amarra (Adam Beach) são convocados para a missão. Ao mesmo tempo, Coringa (Jared Leto) aproveita a oportunidade para se aproximar do seu grande amor, Arquelina.

Negócio das Arábias”: a crise chegou e a situação ficou apertada. O novo drama estrelado por Tom Hanks conta a história de um homem falido que, durante a recessão dos Estados Unidos, vê na Arábia Saudita uma oportunidade de se reerguer. Procurando uma vida melhor, ele tenta vender uma ideia “genial” à um monarca árabe que está construindo um grande império no meio do deserto.

Vidas Partidas”: precisamos falar sobre violência doméstica. E esse é o tema do novo filme de Mauro Schechtman, que o HT acompanhou essa semana a pré-estreia. O enredo gira em torno do casal Graça (Laura Schneider) e Raul (Domingos Montagner), que sempre foi apaixonado e viveu super bem. Porém enquanto os pombinhos estão formando uma família após o nascimento das duas filhas, Graça cresce no trabalho e Raul fica desempregado. Para tentar solucionar o caso, a mulher pede ao amigo e ex-marido que dê uma vaga de professor de universidade ao companheiro. Porém, após começar nesse emprego, Raul torna-se uma pessoa possessiva e agressiva e, gradativamente, começa a agredir Graça.

A Intrometida”: acreditando que a maternidade é uma vocação que deve reger a sua vida, Marnie Minervini (Susan Sarandon) resolve mudar toda a sua vida em função da filha Lori (Rose Byrne). Mesmo após a recente morte do marido, a super mãe não deixa de sorrir, ser alegre e estar presente na vida da filha, seja por mensagem, ligação ou indo pessoalmente até a casa da moça mesmo. Cansada dessa situação e com vontade de ter um controle sobre a sua vida, Lori decide se mudar para Los Angeles. Porém, ela não esperava que sua mãe Marnie fosse acompanha-la nessa nova aventura.

Teatro:

Cássia Eller, O Musical“: somente neste fim de semana, o espetáculo que conta a história dessa super mulher fica em cartaz no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. Sob direção de João Fonseca e Vinícius Arneiro, o musical apresenta a trajetória de 20 anos vivida por Cássia, que morreu aos 40. Hoje, o musical ocorre às 21h, amanhã as 17 e 21h e no domingo, último dia na urbe, às 20h. Imperdível!

"Cassia Eller, o Musical" (Foto: Reprodução)

“Cassia Eller, o Musical” (Foto: Reprodução)

Festas e shows:

Arraiá do Nova América: São João já ficou no passado, mas as festas agostinas continuam a todo vapor. Mais uma vez, a Rua do Rio, no shopping Nova América, veste os trajes típicos para mais uma edição de seu arraiá. Com ingressos a R$ 5,00 (meia entrada), o público poderá curtir João Gabriel nesta sexta-feira, Mart’nália, no sábado, e Luiza Possi, no domingo. Os shows começas às 17h e devem ir até às 22h. Anarriê!

 

Pure Pacha: o clima de Ibiza chegou ao Rio. Na Sociedade Hípica Brasileira, onde está ocorrendo o Le Club, a casa francesa das Olimpíadas carioca, a festa Pure Pacha traz toda a vibe europeia para cá. No comando musical, 2Vilas, Leo Janeiro, Michel Saad, Bernardo Campos e João Pedroza prometem não deixar ninguém parado.

Spanta Nenem: o clima de carnaval vai invadir o primeiro fim de semana olímpico no Rio. No comando da bateria, o bloco de rua Spanta Nenem vai agitar o FM Hall neste domingo. Por lá, a festa deve começar as 16h, proporcionando ainda um belo pôr-do-sol aos convidados.

Programação Olímpica:

Além de todas as competições esportivas que estão ocorrendo pelos quatro cantos da cidade, as Olimpíadas também trouxeram vários shows e eventos para o público. No Boulevard Olímpico, por exemplo, haverá shows diariamente em dois horários até o dia 21 de agosto, data da cerimônia de encerramento. Neste sábado, o Palco Encontros recebe Mombojó às 13h e Preta Gil às 20h. Já no domingo, Ana Cañas se apresenta às 13h e, às 20h, Luiz Melodia e Diogo Nogueira se encontram para um super show. Já no Palco Tendências, localizado na Praça XV, quem promete animar a galera é Charles Theone – Pra Sambar Maracatu a partir das 16h de sábado. No dia seguinte, a Roda de Samba da Pedra do Sal se apresenta às 15h. Programação para todos os gostos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Casas temáticas:

Se não bastassem tantos convidados de todos os lugares do mundo, as Olimpíadas ainda proporcionam aos cariocas conhecerem melhor esses países participantes. Espalhadas pela cidade, as mais de 20 casas temáticas apresentam a cultura, a gastronomia, as tradições e as músicas dessas nações. Vamos viajar pelo mundo?

No centro do Rio, a Casa Austrália funciona a partir desse sábado das 11h às 19h no Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV. Por lá, quem quiser conhecer a terra dos cangurus, poderá ter a experiência de fazer um turismo 360º virtualmente. Já a Casa Colômbia marcou território na Praça Marechal Âncora, também na Praça XV, e já está funcionando a todo o vapor de 10h às 20h. A Casa México, localizada no Museu Histórico Nacional, apresenta aos cariocas e turistas três exposições da cultura local: mostra arqueológica, exposição interativa para crianças sobre Frida Kahlo e homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos. O espaço funciona das 10h às 17h30. Por fim, nossos companheiros lusitanos apresentam a cultura portuguesa na Ilha das Cobras, em um navio atracado no cais da Marinha do Brasil. A embarcação da Casa de Portugal fica aberta ao público das 10h às 23h.

Casa Colômbia (Foto: Reprodução)

Casa Colômbia (Foto: Reprodução)

Na Zona Sul, a Alemanha escolheu trazer a sua cultura para a praia do Leblon, ao lado do canal do Jardim de Alah. Por lá, além de conhecer todas as tradições alemães, o público ainda poderá acompanhar as competições olímpicas. A casa funciona das 14h30 às 21h30 até o dia 18 de setembro. Já o Catar, país que sediará a Copa do Mundo em 2022, apresenta a gastronomia, história e música na antiga Casa Daros, em Botafogo. O país ainda trouxe para o Rio uma simulação do souq, que é um mercado tradicional de lá. A Áustria aproveita a oportunidade olímpica para popularizar a sua cultura entre os cariocas. Para isso, o país montou a casa temática na Avenida Venceslau Brás, em Botafogo, e vai receber os curiosos das 10h às 23h.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A praia de Ipanema foi o local escolhido para o Pavilhão Dinamarquês promover experiências diretamente da nação europeia. Além de DJ’s e festas no estilo dinamarquês, o público ainda poderá visitar uma exposição com as bicicletas tradicionais do país. O espaço fica aberto de 11h às 21h até o fim dos jogos. Paralelo a tudo isso, o Club France traz o que a França tem de melhor para a Sociedade Hípica Brasileira, no Jockey. A culinária française estará presente em food-trucks espalhados pelo local, que vai funcionar de 12h às 2h. Assim como na Copa do Mundo, o Baixo Suíça promete ser um dos lugares mais disputados e animados dos jogos do Rio. Das 1hh às 23h, os cariocas vão poder conhecer e provar a culinária local e ainda dividir o espaço com os atletas suíços que vieram competir.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por fim, a Barra da Tijuca foi o local escolhido para o continente africano apresentar toda a sua diversidade cultural. Na Casa da África, situada no Casa Shopping, na Avenida Ayrton Senna, os visitantes poderão passar por um simulador de avião com 60 lugares para conhecer um pouco mais sobre os países que compõem o continente. O espaço funciona das 12h às 22h. Já o Japão, que sediará as próximas Olimpíadas, apresenta todas as suas tradições orientais na Cidade das Artes. Quem quiser conhecer mais sobre a cultura, poderá visitar a Casa Japão das 12h às 20h. Para completar, a Casa Tcheca, da República Tcheca, traz informações sobre educação, ciência e cultura ao Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, na Avenida das Américas. Ah, e ainda haverá degustação da cerveja tcheca. Tudo isso das 11h às 24h.

Agora é só montar a programação dos próximos dias e escolher onde iremos nos divertir. Partiu?

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,