Arte & Literatura

Agenda Cultural: Coletivo Carandaí 25 no Horto, novo longa de Gregório Duvivier e versão contemporânea de Romeu e Julieta com Felipe Simas e Julia Konrad

E mais: volta de Pedro Cardoso ao teatro com o monólogo "O Autofalante" e do espetáculo "5x Comédia", com Bruno Mazzeo, Fabiula Nascimento, Debora Lamm, Lúcio Mauro Filho e Thalita Carauta no elenco. Confira também a programação de despedida neste último final de semana paralímpico. Vem, vem!

Publicado em 16 de setembro de 2016 | Por Julia Pimentel

Já que hoje é sexta-feira, está na hora de saber o que há de bom rolando pela cidade maravilhosa. Para isso, a Agenda Cultural do HT reuniu diversas dicas que vão desde cinema a teatro, passando por shows e eventos. Para começar, fomos conferir mais uma edição do Coletivo Carandaí 25, que está ocorrendo no Horto na rua Fernando Magalhães, 299. Até domingo, o público poderá conferir as novidades de 40 marcas selecionadas pela curadora e fundadora do projeto Tati Accioli. Em uma mistura de moda, natureza e clima agradável, o Coletivo chega ao Jardim Botânico com muitas novidades, entre elas a adesão da moda infantil e da parte gastronômica ao evento. Como explicou ao HT, Tati, que já trabalhava com o serviço de importação de peças de couro e palha durante nove meses do ano, criou o Coletivo Carandaí 25 por uma combinação de matemática e estratégia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Meu consultor financeiro disse que eu precisava criar uma receita que fechasse um plano anual. Aí, eu inventei um bazar simples na minha casa e fui apadrinhada pela Patrícia Vieira, Andrea Marques e Gilda Midani. A primeira edição foi um sucesso absurdo. Quando eu decidi fazer a segunda e meu marido viu mais de mil pessoas na minha casa, tive que arrumar um novo espaço se eu quisesse continuar. A partir daí, o projeto foi crescendo, ganhando forças em uma velocidade que eu não imaginava. Nós deixamos de fazer um bazar para virar um coletivo, onde as pessoas lançam coleções e se preparam para expor no evento”, relembrou a criadora que emendou um mais uma razão pela troca do nome dado ao evento. “Eu comecei a ver que o título bazar já estava um pouco batido no mercado. Por isso, nós passamos a fazer uma curadoria um pouco mais voltada para novos talentos. Então, começamos a pegar um novo caminho que resultou na estrutura que temos hoje”, completou.

Tati Accioli (Foto: Julia Pimentel)

Tati Accioli (Foto: Julia Pimentel)

Por falar nas marcas, o bom gosto é a palavra que é unânime em todas. Entre moda praia, feminina, infantil, semi joias, bijuterias, calçados e muito mais, Tati Accioli contou que o processo de curadoria das grifes é bem atencioso. “Eu prestigio as marcas que me acompanham desde a primeira edição, como a Wasabi, Mocha e Dona Coisa. Mas, como não é um evento gigante, eu tenho muito cuidado para não ter desconforto dos produtos de um expositor serem parecidos com os de outro”, disse a curadora que destacou o caráter itinerante do evento que já está em sua 12º edição. “Nós não temos uma casa própria. Quando eu procuro um novo espaço para realizar o Coletivo Carandaí 25, tem que ser um lugar em que eu possa fazer evento e me dê uma estrutura para isso. Mas eu também prezo muito para que seja no Horto e tenha esse clima mais charmoso de casa e intimista”, explicou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com três anos de sucesso e onze brilhantes edições para a conta, Tati Accioli disse que a cada evento, o amadurecimento e o aprendizado são inevitáveis. Além das novidades que a curadora vai acrescentando ao Coletivo, Tati alia o passar do tempo ao aperfeiçoamento do projeto. “A cada edição, fomos nos posicionando em questão de idade do público, de produto, qualidade, espaço, conforto e entretenimento. Eu comecei muito focada em roupa, depois abri para acessório, agora já temos roupa infantil e no futuro, quero expandir para decoração. Eu acho que o Carandaí está evoluindo no sentido de andar junto com a necessidade do nosso cliente”, comemorou. Vida longa ao Coletivo Carandaí 25!

Coletivo Carandaí 25 em um novo espaço no Horto (Foto: Divulgação)

Coletivo Carandaí 25 em um novo espaço no Horto (Foto: Divulgação)

Mas como o Rio de Janeiro é uma efervescência cultural a cada semana, continuemos nossa agenda.

Cinema:

Desculpe o Transtorno”: cariocas e paulistas não possuem um espírito muito parecidos, certo? De um jeito super divertido, Gregório Duvivier mostra essas diferenças de personalidades no filme “Desculpe o Trasntorno”. No longa, o personagem vive uma confusão mental em que ora ele encarna o paulista, tímido e certinho Eduardo ora ele é o fanfarrão e divertido Duca. Atrelado à confusão mental, o amor também passa por conturbação. Apesar de estar noivo de uma encantadora mulher (Dani Calabresa), seu outro-eu se apaixona por uma outra doce jovem (Clarice Falcão).

Turbulência”: uma história de amor não tem hora e nem local para começar. No longa de Tiago Venâncio, Beto (Arthur Vinciprova) e Ágatha (Monique Alfradique) se apaixonam a bordo de uma aeronave e vivem momentos de altos e baixos no relacionamento, com alegrias e muitas brigas. Acompanhando essa história bem de perto, o casal tem o primo de Beto, Claudio (Bruno Gissoni), e a melhor amiga de Ágatha, Paula (Lua Blanco), que estão sempre prontos para ajudar os pombinhos. Em comum, os quatro possuem um mesmo desejo: que o amor vença no fim das contas.

Bruxa de Blair”: a saga continua. Desta vez, um grupo de estudantes de Milwaukee decide acampar em uma floresta da região. Por lá, eles passam a se infiltrar e penetrar nas árvores do local e acabam descobrindo que a região esconde perigosos e misteriosos seres.

Teatro:

Romeu e Julieta”: do clássico para a contemporaneidade, o diretor Michel Bercovith aprensenta uma nova versão para a história clássica de Shakespeare. Com um cenário de guerra de pano de fundo, em referência aos grandes conflitos mundiais, como os que ocorrem na Síria, os personagens vividos por Felipe Simas e Julia Konrad precisam por seu amor à prova em prol do sentimento de ódio entre povos e religiões. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Abel até o próximo fim de semana.

Felipe Simas e Julia Konrad em "Romeu e Julieta" (Foto: Reprodução)

Felipe Simas e Julia Konrad em “Romeu e Julieta” (Foto: Reprodução)

5x Comédia”: se nos anos 1990 foi um sucesso, desta vez não será diferente. Na versão 2016, o espetáculo “5x Comédia” apresenta cinco diferentes monólogos estrelados por Bruno MazzeoFabiula NascimentoThalita CarautaLúcio Mauro Filho e Debora Lamm. Com direção de Monique Gardemberg e Hamilton Vaz Pereira, a peça fica em cartaz no teatro Oi Casa Grande de quinta-feira a domingo.

Elenco de "5x Comédia" (Foto: Andre Freitas/AgNews)

Elenco de “5x Comédia” (Foto: Andre Freitas/AgNews)

Show em Simonal”: a vida e obra do artista Wilson Simonal é lembrada no palco do Teatro Leblon. A partir da brilhante atuação de Ícaro Silva, o espetáculo apresenta ao público uma combinação de humor, elegância musical e improviso, que eram as marcas registradas do artista homenageado.

Veja mais: Ícaro Silva volta a viver Wilson Simonal em show no Rio: “É importante a gente resgatar a história do nosso país nesse momento de intolerância”

Ícaro Silva como Wilson Simonal (Foto: Reprodução)

Ícaro Silva como Wilson Simonal (Foto: Reprodução)

O Autofalante”: depois de 23 anos, Pedro Cardoso volta a estrelar o seu monólogo no teatro Imperator, no Méier. Na peça, o perosnagem vive um surto identitário provocado pelas recentes mudanças em sua vida, que vão desde a perda do emprego e da mulher ao defeito no celular. O espetáculo fica em cartaz somente neste fim de semana e os ingressos custam R$ 60,00 (inteira).

Pedro Cardoso em "O Autofalante" (Foto: Reprodução)

Pedro Cardoso em “O Autofalante” (Foto: Reprodução)

Eventos e programação paralímpica:

Paralimpíadas: depois da ressaca pós-olimpíada e da festa paralímpica, chegou a hora de nos despedirmos mais uma vez desse clima de esporte e superação que tomou conta da cidade. Para fechar com chave de ouro o evento, o Boulevard Olímpico irá receber uma turma de peso para shows gratuitos. Nesta sexta, Julia Vargas, Cadilac Dinossauros, DJ Frank Ferrero e o grupo Melanina Carioca sobem ao palco para animar a galera. Amanhã, será a vez da Rainha da Noite, Tono e Baia convidando Toni Platão. E, no último dia, a despedida da festa ficará sob responsabilidade de Tiago Abravanel, Lica Tito, Embaixadores da Alegria e Banda Marcial da Marinha.

Boulevard Olímpico (Foto: Reprodução)

Boulevard Olímpico (Foto: Reprodução)

Bazar da Osklen: até domingo, os cliente da grife poderão aproveitar um super bazar que está rolando no Horto, na rua Abreu Fialho, 12. Com descontos de até 70%, a marca apresenta peças de coleções passadas com preços enlouquecedores.

Pesquisas relacionadas